-
Arquitetos: LAB5 architects
- Área: 5000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Zsolt Batár
-
Fabricantes: EQUITONE, Alucobond, Casalgrande, Custom made hanging steel structure with gypsum board panels, Schüco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os novos recursos de fachadas vêm sendo aplicados na arquitetura como uma forma de chamar a atenção a grandes distâncias e de tornar um objeto interessante a medida que se aproxima a escala. Nesta reforma, a fachada é modelada de maneira semelhante às aberturas naturais das cavernas “Szelim”, localizadas nas montanhas locais. O Tatabánya INTERSPAR foi reformado em tempo recorde, ganhando um novo elemento de fachada que deve servir duas funções em dois níveis diferentes.
É um recurso dinâmico relevante para outros SPARs, vistos a partir da rodovia movimentada, e que ganha vida à medida que se aproxima do prédio caminhando. A fachada em si funciona como uma cobertura que protege os clientes da chuva e do sol, e também como uma estrutura convidativa, definindo a imagem do interior que é completamente vista através da fachada de vidro do lado de fora, especialmente à noite.
Escolhemos o Linea da Equitone para revestir o objeto, pois possui sulcos menores, para que todo o elemento ganhe vida com o ângulo de mudança do sol, além de adicionar uma sensação rústica, que contrasta com o volume moderno original.
No “caminho” interno, adicionamos lamelas penduradas em diferentes alturas, para que elas comecem baixas onde o cliente entra e cresçam nas duas extremidades para levá-lo ao seu caminho. Esses elementos foram moldados de acordo com o estilo do novo recurso da fachada, tornando-se aberto no interior graças às aberturas zenitais que preenchem o espaço com a luz do sol - assim como as cavernas com seus tetos quebrados nas colinas vizinhas.